PARAGUAI SUSPENDE ACORDO DE ISENÇÃO DE VISTOS COM VENEZUELA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 19 de outubro de 2012 as 12:21, por: cdb

ASSUNÇÃO, 19 OUT (ANSA) – O governo do Paraguai anunciou hoje a revogação temporária do acordo de isenção de vistos com a Venezuela, devido à medida semelhante adotada pelo governo de Hugo Chávez.
   
Segundo um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, o governo decidiu agir “com reciprocidade e cancelar, temporariamente, o acordo com a Venezuela de supressão de vistos”.
   
A tensão entre os dois países se agravou após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo pelo Congresso do Paraguai, em 22 de junho, ocasião na qual uma delegação de chanceleres da Unasul, incluindo o da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou a Assunção para apoiar Lugo.
   
Após assumir a Presidência, Federico Franco expulsou o embaixador venezuelano Javier Arrué e ordenou o retorno do representante paraguaio em Caracas.
   
Durante esta semana, o governo Chávez expulsou os três últimos diplomatas paraguaios no país e, em seguida, revogou a isenção de vistos, o que motivou a reciprocidade do Paraguai. (ANSA)