PARAGUAI PODE SEDIAR AO MESMO TEMPO CÚPULA DA UNASUL E IBEROAMERICANA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de setembro de 2011 as 11:08, por: cdb

ASSUNÇÃO, 27 SET (ANSA) – A Cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) prevista inicialmente para novembro no Paraguai pode coincidir com a Cúpula Iberoamericana, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro, segundo fontes da Chancelaria.
   
A Cúpula Iberoamericana reúne chefes de Estado de 22 países de língua espanhola e portuguesa, entre os quais três da Península Ibérica (Espanha, Portugal e Andorra).
   
Essa possibilidade é prevista diante do fato do Congresso paraguaio não ter aprovado o orçamento para o encontro da Unasul, mas sim para a Iberoamericana.
   
A consulta sobre a viabilidade de fazer ambas as reuniões aproveitando a presença dos chefes de Estado foi feita à secretária-geral da Unasul, a ex-chanceler colombiana María Emma Mejía, que quer aguardar Assunção decidir sobre o tema para fazer contato com os chanceleres.
   
Mejía, no entanto, não descartou a possibilidade e recordou que o mesmo foi feito durante a posse do presidente do Peru, Ollanta Humala, em Lima. “A [reunião] foi feita imediatamente depois da posse de Humala e foi uma cúpula espetacular, em um salão vizinho ao que ocorreu a cerimônia”, indicou.
   
O Paraguai receberá em breve da Guiana a presidência pro tempore da organização dos países da América do Sul.
   
Ontem, o chanceler Paraguai, Jorge Lara Castro, destacou que a Unasul “tem uma importância para o país”. (ANSA)