Paraguai pede que OEA discuta situação no país no próximo dia 22

Arquivado em:
Publicado Quinta, 02 de Agosto de 2012 às 03:07, por: CdB

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Organização dos Estados Americanos (OEA) poderá se reunir no próximo dia 22 para discutir a situação política no Paraguai. Ontem (1º) o representante do Paraguai no órgão, embaixador Hugo Saguier, sugeriu a data e pediu urgência na discussão argumentando que é necessário a entidade formalizar uma posição sobre o processo de destituição do então presidente Fernando Lugo e a entrada do novo governo.

O apelo de Saguier ocorreu durante a reunião do Conselho Permanente da OEA. Porém, o presidente do conselho, o jamaicano Stephen Vasciannie, disse que para definir a data da reunião sobre o Paraguai é necessário haver um acordo de todos os integrantes do órgão. No total, a organização é formada por 35 países.

Após a destituição de Lugo, em 22 de junho, integrantes da OEA examinaram a situação política no Paraguai. No entanto, nas consultas informais não houve consenso. O representante do Paraguai reconheceu que a questão divide opiniões na região.

O representante permanente da Costa Rica, embaixador Edgar Ugalde, defendeu a busca por uma posição definida da organização. O representante do México no órgão, Joel Antonio Hernandez Garcia, acrescentou que é "urgente" a reunião sobre a situação política no Paraguai.

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e o Mercosul decidiram suspender provisoriamente o Paraguai. A suspensão é até abril de 2013, quando há eleições presidenciais no país. A medida foi uma reação à forma como Lugo foi destituído. Para líderes políticos da região, o então presidente não teve o tempo necessário para se defender no processo de impeachment.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Edição: Talita Cavalcante

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo