Para Mantega, queda nas bolsas pode refletir frustração por pacote econômico

Arquivado em:
Publicado Segunda, 21 de Janeiro de 2008 às 17:50, por: CdB

A queda nas bolsas de valores internacionais registrada nesta segunda-feira pode ser reflexo da má recepção do mercado financeiro ao pacote econômico americano, anunciado na sexta-feira pelo presidente norte-americano, George W. Bush. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que diz acreditar na reversão do atual panorama da economia.

— Os mercados estão mais nervosos. Talvez um pouco frustrados com o que foi, ou ainda não foi, anunciado pelo governo Bush. Houve um contágio da Europa. Talvez uma expectativa de deterioração da economia americana —, alegou o ministro.

Segundo Mantega, as perspectivas do mercado internacional podem ser alteradas caso o governo americano anuncie medidas mais significativas.

— Muitas vezes, as autoridades americanas deverão tomar medidas para acalmar o mercado. Então, eles poderão reverter esse quadro —, assinalou.

As medidas propostas pelos Estados Unidos pretendem injetar US$140 bilhões no mercado local. O pacote prevê o corte de impostos e, conseqüentemente, o aquecimento do consumo interno. A economia americana é a maior do mundo, com Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 14 trilhões.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo