Para Casa Branca, Síria é um estado pária e terrorista

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 14 de abril de 2003 as 12:58, por: cdb

A Síria é um Estado pária que figura na lista de países que apóiam o terrorismo, publicada anualmente pelo departamento de Estado americano, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.

“A Síria é um Estado terrorista. Abriga terroristas”, declarou Ari Fleischer antes de acrescentar: “A Síria é realmente um Estado pária e isso está assinalado por sua presença na lista de nações terroristas elaborada pelo departamento de Estado”.

Acusando Damasco de abrigar dirigentes iraquianos que fugiram de seu país depois da queda do regime de Saddam Hussein pelas tropas anglo-americanas, o porta-voz presidencial perguntou: “Pensam que devemos fingir que não vemos, pensam que deveríamos ignorá-lo?”.

Fleischer reiterou as acusações lançadas no domingo pelo presidente George W. Bush, que afirmou que a Síria possui armas químicas. Fundamentando essas acusações, o porta-voz da Casa Branca citou um informe transmitido ao Congresso pelos serviços de inteligência (CIA) no primeiro semestre de 2002.

“Há muito tempo, os Estados Unidos disseram, por meio dos canais diplomáticos, que os Estados párias devem melhorar sua conduta, que não devem abrigar terroristas, que não devem produzir armas de destruição em massa”, afirmou Fleischer, acrescentando: “Penso que a Síria compreende nossa mensagem”.