Papa reza por vítimas do tremor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de maio de 2003 as 00:18, por: cdb

O papa João Paulo II, enviou um telegrama de condolências para as vítimas do terremoto que atingiu esta noite o norte da Argélia provocando mais de 700 vítimas e milhares de feridos. A Comissão da União Européia (UE), a França e a Alemanha já manifestaram seus pesares e ofereceram ajudas humanitárias e socorros.

A mensagem do Vaticano foi enviada pelo Secretário de Estado Vaticano, cardeal Angelo Sodano, ao núncio apostólico na Argélia, dizendo que o Papa rezou pelas vítimas e expressou a sua solidariedade às autoridades civis e aos familiares de quem foi atingido pelo sismo.

O terremoto de 6 graus na escala Richter atingiu o norte da Argélia na noite de ontem, o sismo foi sentido no sul da Itália. O último balanço oficial é de 643 mortos e 4600 feridos, é o pior terremoto da região depois daquele de 1980 que fez milhares de mortos.

A França foi o primeiro país a oferecer ajudas, a ministra francesa da Defesa, Michele Alliot-Marie anunciou que enviará grupos médicos de urgência e aparelhos.

O presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, mandou uma mensagem de pesares para o presidente da República Argelina, Abdelaziz Bouteflika.

A Comissão da UE já fez contatos com a representação da Argélia e amanhã um especialista do escritório humanitário do executivo (Heco), irá a região argelina atingida pelo terremoto para fazer uma primeira avaliação das necessidades humanitárias.

Também o ministro alemão do Exterior, Joschka Fischer, expressou em nome do governo alemão a dor e o pesar pelas vítimas do sismo, e colocou a disposição um esquadrão de socorro e assistência a favor das populações atingidas, os 20 homens apoiados por dez cães de salvação a aparelhos de primeiro socorros chegarão ainda hoje na região.