Papa recebe a presidente irlandesa Mary McAleese

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de novembro de 2003 as 18:15, por: cdb

João Paulo II manteve nesta quinta-feira uma cordial audiência com a presidente da Irlanda, Mary McAleese. Na reunião, que durou cerca de 15 minutos, o Papa apareceu em ótima forma.
Na parte pública da audiência a presidente teve muitas atenções com o Papa, se comportando como com um pai idoso. O Pontífice se mostrou muito vivaz e contente de conversar com ela, mas os jornalistas não puderam ouvir nada do que falaram.

Ante a presença dos acompanhantes do Papa pronunciou um breve discurso frente a presidente cristã irlandesa, lembrando que “a Irlanda com a sua rica história cristã e seu patrimônio de valores espirituais e culturais têm um papel essencial que desempenhar na construção da nova Europa e na afirmação de sua identidade mais profunda”.

No discurso, pronunciado em inglês e de foram clara, o papa Wjtyla também desejou augúrios ao povo irlandês e desejou que a nação “avance no caminho da justiça e da solidariedade e sobretudo na grande tarefa da reconciliação nacional”.

No momento da troca dos presentes a senhora McAleese ofereceu ao Papa uma publicação do Correio irlandês sobre a visita de João Paulo II na Irlanda, em 1979, e um cálice de missa.

O Pontífice ofereceu a presidente um baixo relevo de bronze com uma Virgem com o menino