Papa pede “renovação ética” na Itália

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de setembro de 2011 as 17:59, por: cdb

Papa pede “renovação ética” na Itália

ROMA (Reuters) – O papa Bento 16 pediu nesta quinta-feira por uma “renovação ética” na Itália, onde o primeiro-ministro Silvio Berlusconi enfrenta um escândalo sobre festas com prostitutas e dançarinas.

Em um telegrama enviado ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, antes da visita do pontífice à Alemanha, o papa expressou sua “esperança em uma renovação ética cada vez mais intensa para o bem da amada Itália”.

O pontífice não fez referência direta ao escândalo sexual mais recente que envolveu Berlusconi, de 74 anos, no momento em que problemas financeiros levantam temores de que a economia italiana pode sofrer uma crise de dívida ao estilo da Grécia.

Conversas grampeadas publicadas por jornais italianos citaram Berlusconi vangloriando-se por conseguir “oito meninas” em uma noite, organizando encontros com prostitutas em suas residências privadas e fazendo piadas vulgares com um empresário suspeito de fornecer as mulheres.

A irritação está crescendo na Itália, com a classe política privilegiada vista como corrupta, enquanto os italianos comuns lidam com medidas de austeridade dolorosas.

O Vaticano, que exerce grande influência na Itália católica, opinou sobre os escândalos sexuais de Berlusconi em janeiro, quando exortou os políticos italianos a mostrarem “moralidade firme”.

(Reportagem de Deepa Babington em Roma e Philip Pullella em Berlim)

Reuters