Papa nomeia novo grão mestre do Santo Sepulcro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de agosto de 2011 as 06:55, por: cdb

CIDADE DO VATICANO, 29 AGO (ANSA) – O papa Bento XVI nomeou hoje o arcebispo da cidade norte-americana de Baltimore, dom Edwin Frederick O’Brien, como o novo Pro Gran Mestre da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
   
O bispo, nascido em Nova York em 8 de abril de 1939, cumpriu carreira militar para os Estados Unidos durante dez anos, entre 1997 e 2007, quando então o Pontífice nomeou-o como arcebispo de Baltimore.
   
O’Brien substituirá no cargo de grão mestre outro norte-americano, o cardeal John Patrick Foley, que completará 76 anos em novembro e já havia apresentado sua renúncia em fevereiro por motivos de saúde. De 1984 a 2007, ele presidiu o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.
   
A nomeação de O’Brien deixa em aberto a sucessão da arquidiocese de Baltimore, a mais antiga dos Estados Unidos.
   
A Ordem Eqüestre foi criada em 1908 após a primeira Cruzada e nasceu como “guarda de honra” da custódia do santo sepulcro. Os membros da ordem chegaram a lutar na Segunda Cruzada e interviu em várias batalhas em território espanhol contra os muçulmanos.
   
Em 1498, o papa Inocêncio VIII tornou a ordem dedicada a obras de caridade. Em 1847, sob o papa Pio IX, a ordem votou-se somente à caridade e à promoção da vida cristã. (ANSA)