Papa celebrará missa da Ressurreição voltada para o Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 20 de abril de 2003 as 09:45, por: cdb

O Papa João Paulo II celebrará na praça de São Pedro do Vaticano a solene missa do Domingo de Ressurreição. Depois, lerá a Mensagem Pascal, na qual se espera que faça um forte apelo a favor da paz no Iraque e em outras partes do mundo afetadas por guerras.

Milhares de pessoas lotam este sábado a praça vaticana, enfeitada com flores coloridas, principalmente, lírios, violetas e tulipas, dadas ao Pontífice por floricultores holandeses, que transformaram o local num belo jardim, numa homenagem aos 25 anos de Pontificado de João Paulo II, que se completam em outubro próximo. Um forte mas discreto esquema de segurança está presente na praça para manter a ordem.

Durante a missa, não haverá homilia. Depois dela, o Papa pronunciará sua Mensagem Pascal e dividirá a bênção Urbi et Orbi em mais de 50 idiomas. A missa é transmitida ao vivo por 80 emissoras de 53 países.

Ontem, na Basílica de São Pedro do Vaticano, o Papa liderou a Vigília Pascal, um dos mais antigos ritos da liturgia. Durante a vigília o Pontífice batizou sete pessoas, três homens e quatro mulheres.

João Paulo II presidiu até agora todos os longos ritos da Semana Santa, que são muito cansativos. Sexta-feira já se podia perceber o cansaço do líder religioso, que apesar disso continuava com a voz forte e clara.