Papa Bento 16 nomeia seis novos cardeais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de outubro de 2012 as 11:57, por: cdb

Papa Bento 16 nomeia seis novos cardeais

CIDADE DO VATICANO, 24 out (Reuters) – O papa Bento 16 nomeou seis novos cardeais nesta quarta-feira, incluindo dois de países com grandes populações muçulmanas, deixando uma marca de seu pontificado no futuro da Igreja Católica.

Todos os seis têm menos de 80 anos e, portanto, são elegíveis, de acordo com a lei da igreja, a entrar no conclave que um dia escolherá o sucessor de Bento 16. Os integrantes do grupo são conhecidos como “cardeais eleitores”.

Os seis novos cardeais vêm dos Estados Unidos, do Líbano, da Índia, da Nigéria, da Colômbia e das Filipinas. A cerimônia para empossá-los, conhecida como consistório, ocorrerá em 24 de novembro, disse o papa em um anúncio inesperado em sua audiência geral semanal.

O papa é conservador em assuntos relacionados à fé e à conduta sexual, como controle de natalidade, homossexualidade e a proibição à ordenação de mulheres como padres. Toda vez que nomeia um cardeal, escolhe homens que compartilham seus pontos de vista e capazes de moldar o futuro da igreja.

Beatitude Bechara Boutros Rai, de 72 anos, o patriarca da Igreja Católica Maronita do Líbano, e o arcebispo John Olorunfemi Onaiyekan, de 68 anos, de Abuja, na Nigéria, são de países com populações muçulmanas significativas.

(Por Philip Pullella)

Reuters