Panetta pede desculpas por fotos de soldados no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 12:56, por: cdb

Panetta pede desculpas por fotos de soldados no Afeganistão

BRUXELAS, 18 Abr (Reuters) – O secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, pediu desculpas nesta quarta-feira por fotografias que apareceram em um jornal norte-americano de soldados dos Estados Unidos posando ao lado de corpos mutilados de insurgentes afegãos.

“Isso é guerra e eu sei que a guerra é feia e violenta. Sei que os jovens algumas vezes tomam decisões muito tolas”, disse Panetta em entrevista coletiva durante uma reunião de aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte em Bruxelas. “Não estou justificando isso.”

Ele acrescentou: “Minhas desculpas são em nome do Departamento de Defesa e do governo dos Estados Unidos…Mais uma vez, aquele comportamento é inaceitável.”

Panetta disse que lamenta a decisão do jornal Los Angeles Times de publicar algumas das fotos, que, segundo ele, poderão deflagrar uma retaliação contra os soldados estrangeiros estacionados no Afeganistão.

“Eu também não quero que essas imagens tragam mais danos ao nosso povo nem à nossa relação com o povo afegão. Esse tipo de foto é usada pelo inimigo para incitar a violência e tem como resultado a perda de vidas”, disse ele.

(Reportagem de Missy Ryan e Arshad Mohammed)

Reuters