Pan: revezamento da tocha começará dia 5 de junho na Bahia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de maio de 2007 as 19:55, por: cdb

O revezamento da tocha dos Jogos Pan-Americanos que se realizarão no Rio de Janeiro começará em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, no próximo dia 5 de junho. Na véspera, a chama será acesa no México, de onde virá para o Brasil.

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, Santa Cruz de Cabrália foi escolhida por ficar na chamada Costa do Descobrimento.

A tocha vai passar por todas as capitais do país e por outras 22 cidades, escolhidas por sua importância histórica, econômica e turística. O percurso incluirá uma aldeia indígena em Mato Grosso e uma comunidade quilombola no Rio de Janeiro. No dia 13 de julho, a tocha chegará à cidade do Rio, para a abertura oficial dos Jogos.

Cerca de 3 mil pessoas, entre atletas e personalidades, carregarão a tocha pan-americana. Cada uma delas percorrerá um trajeto de 400 metros – caminhando, correndo ou em cadeira de rodas.

Esse revezamento é uma tradição olímpica e representa a paz, a amizade e a integração dos povos por meio do esporte. Os custos, estimados em R$ 11,6 milhões, serão divididos entre o governo federal, as prefeituras das cidades percorridas e a iniciativa privada.