Palestra debate impactos e legados dos Jogos Olímpicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de agosto de 2016 as 09:35, por: cdb

À frente da palestra estará Jean-Loup Chappelet, professor do Instituto de Altos Estudos em Administração Pública da Universidade de Lausanne, na Suíça

Por Redação – do Rio de Janeiro:

Com o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, há quase uma semana, a palavra legado tornou-se ainda mais pontual. Nesta quinta-feira, a Universidade Santa Úrsula recebeu a palestra “From Pre-Games Impacts to Post-Games Heritage” (Do impacto antes do Jogos ao legado deixado pela competição). À frente da palestra esteve Jean-Loup Chappelet, professor do Instituto de Altos Estudos em Administração Pública da Universidade de Lausanne, na Suíça.

Com o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, há quase uma semana, a palavra legado tornou-se ainda mais pontual
Com o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, há quase uma semana, a palavra legado tornou-se ainda mais pontual

Durante o evento foram discutidos temas como organização de Jogos Olímpicos e outros eventos esportivos como estratégias de política pública regional e nacional.

Entre os debatedores estão o professor da COOPE/UFRJ, Maurício Rodrigues, e a pesquisadora científica e editora de livros na área do esporte, olimpismo, sustentabilidade e educação, Carla Rocha Araújo. Os comentários finais foram feitos por Branca Terra e Lamartine DaCosta – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ainda na quinta-feira foi realizado o lançamento do livro Olympic Agenda 2020 – Olympic Studies Reader de Hai Ren, DaCosta, Ana Miragaya e Zhao Zhuo. A distribuição foi gratuita aos 100 primeiros participantes do debate.

Sobre Jean-Loup Chappelet

Jean-Loup Chappelet é um dos mais renomados especialistas globais em gestão do esporte e política esportiva e dirigiu o IDHEAP entre 2003 e 2011. Na década de 1980 ele foi chefe do departamento de Tecnologia da Informação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O professor é autor ou editor dos livros “The International Olympic Committee and the Olympic System: The Governance of World Sport (Routledge, 2008)”, “Olympic Marketing” (Routledge, 2012) e “Routledge Handbook of Sports Event Management” (Routledge, 2015).