País terá estudo sobre iniciativas em desenvolvimento territorial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de março de 2003 as 10:24, por: cdb

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) fará um mapeamento das iniciativas em desenvolvimento territorial. O estudo será realizado nos próximos quatro meses e conta com a colaboração do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e Instituto interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O mapeamento tem como objetivo identificar as entidades que promovem iniciativas em desenvolvimento territorial e desejam participar da rede cooperativa que esta sendo formada pelo Observatório do Desenvolvimento Territorial (ODT). Estas entidades e as experiências relatadas deverão servir como subsídio às futuras ações de apoio da SDT.

O estudo se divide em quatro fases: a primeira consiste no levantamento das entidades envolvidas em iniciativas de desenvolvimento territorial sustentável e uma breve descrição sobre elas. O levantamento – que contém treze questões sobre as características da organização e da atividade por ela desenvolvida – será realizado pela internet, em parceria com o NEAD.

Num segundo momento, serão analisados os cadastros e escolhidas algumas iniciativas. Entrevistas com representantes das entidades selecionadas servirão para aprofundar os antecedentes das experiências, bem como as características do território, os participantes, os objetivos e métodos empregados, os resultados e potenciais do trabalho.

A terceira fase consiste na elaboração de estudos de casos em um número mais restrito de experiências. Assim, às informações anteriores serão agregadas outras, sobre os participantes locais, os impactos conseguidos, o aprendizado e a sustentabilidade do projeto. A última etapa será a publicação do estudo.

Observatório – Entre os objetivos do ODT estão: a organização de uma rede para o desenvolvimento territorial sustentável em nível nacional, fortalecendo o intercâmbio e transferência de experiências entre territórios rurais; o apoio à execução, monitoria e avaliação de programas de apoio a projetos de desenvolvimento territorial sustentável; o estímulo e assistência às atividades de cooperação entre os territórios rurais; além do fomento de informações e de lições a serem aprendidas, concernentes ao desenvolvimento rural sustentável.

O Observatório abrangerá grupos formados a partir da mobilização e organização dos territórios rurais, agências e prestadoras de serviços públicos, instituições envolvidas na implementação de programas nacionais e regionais, diversas ONGs, representações da sociedade civil e indivíduos.

As entidades e organismos interessados em participar do mapeamento, que não têm acesso à internet, poderão solicitar o questionário pelo seguinte endereço: Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SBN – Edifício Palácio do Desenvolvimento, 8° andar, CEP 70 057 – 900, Brasília (DF). Telefone para contato: (61) 426 9880