País dá mais do que recebe, dizem pensadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 18 de setembro de 2004 as 10:48, por: cdb

Participantes do painel “Nós e o mundo”, do DNA Brasil – evento que reúne em Campos do Jordão, interior paulista, pensadores que discutem a situação do país -, disseram neste sábado que o Brasil contribui mais para o Mundo do que o Mundo para o Brasil. Na votação, 74,6% dos presentes escolheram essa opção. As opiniões sobre o painel foram as mais acaloradas da tarde.


Ainda no mesmo painel, foi colocada a questão da inserção dos jovens na sociedade, das minorias, e das vocações brasileiras. Na plenária final do primeiro dia do DNA Brasil, quem esperava um consenso de opiniões deve ter ficado no mínimo frustrado. Perguntas e respostas prontas, rápidas e objetivas não tiveram espaço nos longos debates que aconteceram durante o dia. Até pela quantidade de temas discutidos seria impossível falar objetiva e aprofundadamente sobre cada um.

Os convidados debateram a popularidade do governo Lula no mundo. Mais uma vez, divergentes opiniões. Alguns acreditam que o governo petista tem caráter messiânico, enquanto outros afirmam que nunca perceberam isso nas viagens que fizeram ao exterior. Ainda, alguns acham que a figura do governante é irrelevante, pois o país já se mostrou uma potência econômica merecedora de repeito.