Paes autoriza retirada à força de moradores das áreas de risco

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Abril de 2010 às 07:07, por: CdB

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, voltou a pedir que as famílias deixem as áreas de risco da cidade durante a temporada de chuvas, declarou situação de emergência nas áreas mais atingidas, está prestando solidariedade às vítimas, mas radicalizou com os que insistem em permanecer nas áreas de risco: publicou um decreto na quinta-feira para legalizar a retirada à força de moradores de áreas de risco.

Em casos extremos, a prefeitura poderá recorrer à autoridade policial para remover as pessoas que se recusarem a sair de áreas afetadas pelas chuvas, pois segundo o prefeito, não há como alterar a decisão de desocupar as encostas.

– Ainda há risco de novas chuvas na cidade. Não podemos deixar os moradores em locais de risco – disse ele, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira.

Em função das fortes chuvas que caíram sobre a cidade, o decreto declara a existência de situação anormal, caracterizada como situação de emergência, áreas do Município do Rio de Janeiro afetadas por escorregamentos e deslizamentos. Foram atingidas áreas das zonas Sul, Norte, Oeste e região do Centro.

Fica autorizada, na medida em que for necessária, a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, com o consequente desencadeamento do Plano de Emergência para chuvas fortes.

Em razão da situação de emergência, fica reconhecido que no dia 6 de abril houve situação imprevisível na Cidade do Rio de Janeiro. Esse fato impossibilitou que a população, de um modo geral, pudesse efetuar o regular cumprimento de suas obrigações, no que se refere ao pagamento de contas, bem como o comparecimento regular às escolas e/ou seus respectivos locais de trabalho.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo