Otan acerta missão de treinamento para o Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 8 de outubro de 2004 as 10:28, por: cdb

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aprovou nesta sexta-feira um plano para enviar cerca de 300 treinadores militares até o Iraque, em meio a preocupações dos EUA de que a missão não esteja pronta antes do início de 2005, disse um porta-voz da aliança.

Embaixadores da Otan reunidos em Bruxelas, na Bélgica, acertaram as diretrizes do plano para criar uma academia de treinamento dedicada a oficiais de alta patente do Iraque, disse o porta-voz James Apputhurai.

Segundo o porta-voz, vários detalhes ainda precisavam ser definidos. E não se estabeleceu nenhuma data para o início da missão, mas a aliança desejava lançá-la “o quanto antes”, acrescentou.

Uma importante autoridade da Otan afirmou que a missão pretendia dar início ao treinamento das forças de segurança antes das eleições de janeiro no Iraque.

– Gostaríamos de ver alguns treinadores começando a trabalhar logo, antes das eleições – disse a autoridade, que não quis ter sua identidade revelada.

Os 26 países-membro da aliança acertaram a realização da missão em uma cúpula realizada em Istambul (Turquia) neste ano depois de a oposição da França e de outros integrantes ter sido superada.

Segundo autoridades do Pentágono (sede das Forças Armadas dos EUA), o secretário de Defesa do país, Donald Rumsfeld, pediria aos demais países-membro da aliança, em um encontro marcado para a próxima semana, que a missão de treinamento se inicie logo em vista da crescente insurgência que toma conta do Iraque.

Os integrantes da Otan devem se reunir na Romênia nos dias 13 e 14 de outubro para conversar sobre as operações da aliança em vários lugares, entre os quais o Iraque e o Afeganistão.