Orquestra Sinfônica de Teresina começa agenda de 2012 em março

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 11:35, por: cdb

Orquestra em ensaio

A Orquestra Sinfônica de Teresina retomou seus ensaios no Palácio da Música no mês de fevereiro e se prepara para os concertos de 2012, que têm início no dia 1° de março.

Para as primeiras apresentações, o regente, Aurélio Melo, adianta “Iremos dar continuidade aos projetos de 2011, apresentando o que já temos preparado enquanto ensaiamos novas peças”. O tal concerto já pronto, trata-se da “Cantata Gonzagueana”, uma releitura de músicas de Luiz Gonzaga feitas pelo maestro em homenagem ao ano passado, que foi centenário de seu nascimento.

Desde sua criação em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico.

A Orquestra homenageou O Rei do Baião no ano que passou. Um concerto clássico mesclado de elementos nordestinos. O erudito e o popular em processo de fusão. O xote aproximando-se do barroco, o baião flertando com a música renascentista, xaxado e maracatu mudando a roupagem.

O resultado dessas misturas inusitadas é uma alquimia de sons, composta de influências de diferentes matrizes culturais e sonoras, mas sem nunca abandonar o vínculo com as raízes nordestinas. Os violinos aproximam – se do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão cria uma levada contagiante de ritmo nordestino protagonizado pelo triangulo e zabumba.

Confira a agenda do mês de março:

01 de março (quinta-feira), 18h
Abertura do festival da UFPI
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella – Bairro Ininga – Teresina
Details

17 de março (sábado), 18h
Vila da Paz – Teresina – Bairro: Três Andares – Teresina

20 de março (terça-feira), 19h
Artes de março
Teresina Shoping

30 de março (sexta-feira), 16h
Ensaio Aberto
Palácio da Música
Rua 13 de maio com Santa Luzia N° 1241