Oposição está 'sem rumo', rebate Tarso

Arquivado em:
Publicado Terça, 09 de Fevereiro de 2010 às 12:30, por: CdB

Ao analisar o debate entre a oposição e o governo em torno da disputa eleitoral, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta terça-feira que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o “melhor personagem” entre os adversários do PT. Segundo ele, FHC  é que dá o rumo a uma “oposição sem rumo”. O ministro afirmou que há críticas muito duras por parte do ex-presidente para quem tem sua trajetória. Tarso sugeriu evitar críticas pessoais e partir para questões programáticas.

– O presidente Fernando Henrique é a principal personagem política da oposição, que busca dar um rumo para uma oposição sem rumo – disse o ministro, que deixa hoje o cargo para se dedicar à campanha eleitoral.

De acordo com o futuro candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, a oposição está “fragmentada” e sem direção.

– É o ex-presidente Fernando Henrique que dá uma grande contribuição (ao debate) – acrescentou.

O ministro criticou o ex-presidente, que considerou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão, uma espécie de boneco manipulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Algumas críticas de Fernando Henrique me parecem muito duras para sua trajetória – disse Tarso Genro.

Em seguida, tentou minimizar as críticas. Ele contou que almoçou com Fernando Henrique há dois meses e que teve um diálogo cordial e produtivo. De acordo com o ministro, a conversa girou em torno de ações de combate ao narcotráfico e às drogas.

– A participação do ex-presidente eleva o debate e o nível da campanha – assoprou.

Segundo Tarso, as críticas pessoais entre integrantes da oposição e do governo fazem parte do clima de campanha, mas não colaboram.

– Não é produtivo. Ao centralizar o debate em questões pessoais, ficam afastados os temas programáticos – acrescentou.

Ex-coordenador político da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua segunda gestão, Tarso sugeriu que Dilma deve focalizar a atenção em três temas: as ações do atual governo, mostrar que será a continuidade de Lula e citar quais serão suas colaborações.

– Isso é que dá elevação ao debate – concluiu.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo