‘Operação Verão’ da Defesa Civil começa neste sábado nas praias do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de novembro de 2003 as 17:11, por: cdb

Cerca de 300 homens de vários órgãos da Secretaria estadual de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros darão início neste sábado à “Operação Verão” nas praias do município do Rio de Janeiro.

Na orla dos municípios do litoral do estado, o plano poderá vir a ser acionado através do Sistema Estadual de Defesa Civil.

Este contingente atuará nos finais de semana e feriados com o objetivo de apoiar os guarda-vidas em suas atividades operacionais, a fim de tornar mais rápida e eficaz sua atuação e também melhorar a qualidade dos atendimentos de emergência prestados à população.

Das 8h às 18h, as equipes de apoio terão, entre outras atribuições, zelar pelas crianças perdidas nas praias até a chegada dos responsáveis; ajudar no atendimento a vítimas, em caso de socorro médico de emergência; distribuir folhetos de orientação à população, como medida preventiva; solicitar a presença da Polícia Militar na área, quando se fizer necessária a salvaguarda de algum bem ou quando houver ocorrência que ameace a integridade física de pessoas.

Com o propósito de cumprir sua missão, usarão aparelhos celulares para se comunicar com as bases de operação, sediadas no 1º G-Mar, de Botafogo; 2º G-Mar, da Barra da Tijuca; e 3º G-Mar, de Copacabana.

Os bombeiros militares estarão vestindo uniforme especialmente destinado às atividades da Operação Verão, constituído de camiseta em duas versões de cor – branca e amarela – com logomarca e nome do militar na frente e nome da instituição nas costas, short, sandália de borracha e chapéu de proteção solar.