Operação Rio Destino combate o tráfico em Rio Grande

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 as 14:07, por: cdb
A operação começou investigando as atividades de um indivíduo, que já havia sido preso por policiais federais
A operação começou investigando as atividades de um indivíduo, que já havia sido preso por policiais federais

Sessenta e um policiais federais, com apoio da Brigada Militar, estão cumpriram, nesta quinta-feira, nos municípios de Rio Grande e São José do Norte/RS, 16 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca expedidos pela Justiça Estadual, decorrentes da Operação Rio Destino contra o tráfico de drogas. Durante a investigação, que iniciou em abril deste ano, foram realizados quatro flagrantes, com a apreensão de aproximadamente 21kg de cocaína e 1,5 kg de crack.

 

A operação começou investigando as atividades de um indivíduo, que já havia sido preso por policiais federais da Delegacia de Rio Grande/RS, sendo o principal alvo da denominada Operação Profeta (2007). Ele se encontrava, no início da Operação Rio Destino, foragido da Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG), mas foi recapturado por agentes federais em um Shopping na Cidade de Porto Alegre. Depois da prisão do investigado, desvendou-se uma quadrilha de traficantes de drogas muito bem organizada, a qual estima-se ser responsável por movimentar mensalmente uma grande quantia de dinheiro

A ação policial é desenvolvida no âmbito da Operação Sentinela, a qual é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições. O nome da operação decorre do fato de o alvo inicial da investigação ter estado escondido na Nascente do Rio Destino, em Paranhos/MS.