Operação retira 69 pessoas de cracolândia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 3 de junho de 2011 as 12:21, por: cdb
Médicos irão diagnosticar o grau de dependência química dos usuários

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio, com o apoio da Polícia Militar (3º BPM), Polícia Civil (DPCA) e Guarda Municipal, realizou na manhã desta sexta-feira, na cracolândia do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade, a primeira operação para retirada de moradores de rua após a instituição do novo Protocolo de Abordagem Social. Esta foi a quarta ação no local em menos de dois meses.

No total, foram retirados 53 adultos e 16 crianças e adolescentes e além de pedras de crack, também foram encontrados um grande números de facas e materiais para o consumo da droga. Após o término da operação, os adultos foram encaminhados à 21ª DP e as crianças à DPCA.

Na chegada à favela, houve uma rápida troca de tiros e dois artefatos explosivos foram jogados na direção da equipe de recolhimento – formada por 37 agentes da secretaria, 30 policiais do 3º BPM (Méier), 12 homens da Guarda Municipal e três agentes da DPCA . Segundo a Secretaria ninguém ficou ferido.

Durante a operação, enquanto a PM fazia um vasculhamento para liberar a entrada da equipe, policiais encontraram uma moto roubada, que foi levada para a 21ª DP. Também foram recolhidos cachimbos, estiletes e facas artesanais.

Concluído o processo de identificação, as crianças serão conduzidas para a Central de Recepção Carioca onde serão avaliadas por médicos e equipes multidisciplinares que irão diagnosticar o grau de dependência química. Aquelas que necessitarem de internação compulsória serão encaminhadas à Casa Viva, em Laranjeiras, e as demais para outros abrigos da rede municipal.

Na Central de Recepção também será realizado o comunicado do acolhimento dessas crianças à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital. Esta é a décima ação realizada pela SMAS em parceria com as polícias em dois meses.

Os dados de hoje, apontam um declínio no número de pessoas que frequentam a cracolândia, já que nas últimas operações realizadas no local o total de pessoas retiradas daquela área foi de 76 (em 25/05) e 101 (em 12/05). Desde o dia 31 de março, 760 pessoas foram retiradas das ruas (591 adultos e 169 crianças e adolescentes).