Operação prende três homens foragidos da Justiça

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 12 de novembro de 2015 as 13:04, por: cdb

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:

Três homens foragidos da Justiça foram presos na madrugada desta quinta-feira pelos agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro.

Durante patrulhamento na Praça Cardeal Câmara, os agentes da OLP abordaram Rafael Dias Rosa, de 22 anos, que não portava nenhum documento de identificação. O homem foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá), onde, após consulta ao sistema, foi constatado um mandado de prisão em aberto na Justiça de São Paulo, pelo crime de furto qualificado. A ocorrência foi registrada e Rafael foi preso.

Três homens foragidos da Justiça foram presos na madrugada desta quinta-feira
Três homens foragidos da Justiça foram presos na madrugada desta quinta-feira

Na Avenida Gomes Freire, os agentes da OLP desconfiaram de dois homens que estavam em uma motocicleta. Durante a abordagem foi verificado que um dos homens estava visivelmente alterado e não portava nenhum documento de identificação, já o outro era um mototaxista. José da Silva Ferreira, de 49 anos, foi conduzido para a 5ª DP (Mem de Sá), onde, após consulta ao sistema, foi constatado um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto, além de outras 16 anotações criminais, sendo sete por furto e dois roubos. A ocorrência foi registrada e José da Silva foi preso.

Já na Rua 20 de Abril, os agentes da OLP abordaram Wesdron dos Santos Reis, de 25 anos, que não portava nenhum documento de identificação. O homem foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá), onde, após consulta ao sistema, foi constatado um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, além de outras anotações criminais tais como furto e lesão corporal. A ocorrência foi registrada e Wesdron foi preso.

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada, os agentes cumpriram 418 mandados de prisão, sendo 18 por homicídio, 189 por roubo, 86 por furto, 45 por tráfico de drogas e 80 por outros crimes.

Além disso, 2.805 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.679 detidas por posse para consumo e 126 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 86 pessoas por porte de arma branca, 20 por portar arma de fogo, 297 por roubo e furto e 922 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 16 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 18.589 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 175 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424 e 97954-2525) recebeu, desde a noite do dia 1º de janeiro de 2014, 2.210 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo à quinta-feira das 19h às 03h e na sexta-feira e sábado, das 21h30 às 05h30. Os 136 agentes (76 policiais militares e 48 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.