Operação Cidade Limpa em Brasília

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 15:53, por: cdb

A três dias para o 52º aniversário da cidade, diversos setores da área central passam por uma ação integrada de limpeza

Evelin Campos, da Agência Brasília

Mais do que uma cidade limpa, uma cidade bonita. Esse é o objetivo da Operação Cidade Limpa, iniciada em Brasília no início desta semana. Realizada mensalmente pelo Governo do Distrito Federal, a ação possui uma motivação especial no mês de abril: o aniversário de 52 anos da capital do país.
 
Entre os serviços estão retirada de lixos e entulhos, limpeza de áreas verdes, remoção de árvores caídas, corte de grama, consertos de calçadas e meios-fios danificados, tapa-buracos e troca de lâmpadas queimadas. Todos os setores de Brasília foram incluídos no cronograma, com destaque para a área central, onde a arrumação segue até sexta-feira (20) para receber em grande estilo as comemorações de 21 de abril.
 
Para o administrador de Brasília, José Messias de Souza, a operação representa o desejo da atual gestão em deixar a cidade mais atrativa e oferecer mais qualidade de vida à população. “Nesta semana a ação foi intensificada e integrada, em um esforço para recuperar a limpeza de Brasília e preparar a cidade para as festas. Mas a meta é manter o padrão. Quando todos trabalham juntos a eficácia do trabalho é maior”, defende.
 
Intensificação – Cerca de 150 pessoas e 100 equipamentos estão empenhados na Operação Cidade Limpa somente nesta semana. Locais como a Esplanada dos Ministérios, o Eixo Monumental, a Torre de TV, o Setor de Diversões Norte, os setores hoteleiros e as L2 e W3 Sul e Norte, considerados mais frequentados, devem ser finalizados até sexta-feira (20).
 
Após o aniversário de Brasília, a limpeza e manutenção ocorrerão em todas as quadras das Asas Sul e Norte, com podas, pinturas de meios-fios e recuperação de parquinhos, entre outros serviços. Outra ação prevista dentro da operação é o reforço da iluminação na área central da cidade, em especial nos setores de Rádio e TV Sul e Norte e na W3 Sul.
 
A ação desta semana é a terceira realizada em Brasília em 2012. A primeira ocorreu no início do ano, na época de chuvas, com foco na limpeza de bueiros. A segunda foi de manutenção da cidade, com pequenos consertos em diversos setores. Para esta terceira edição, a ideia é prolongar os trabalhos durante todo o período de seca, já que o clima facilita a execução dos serviços.
 
Ação
– A Operação Cidade Limpa é realizada de forma conjunta entre a Coordenadoria das Cidades, as administrações regionais, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).
Somente no ano passado, foram feitas 84 operações nas regiões administrativas do DF. As limpezas são feitas rotineiramente em todas as cidades, e, com a proximidade de festividades em determinadas regiões, esses locais têm prioridade.
 
A proposta da ação é dar mais qualidade de vida à população, que também é considerada uma parceira na iniciativa. “Nossa intenção é manter a cidade limpa. Para isso contamos com a população tanto para informar os problemas de sua cidade quanto para conservar  a limpeza”, afirma o diretor de Gestão de Projetos da Coordenadoria das Cidades, Fábio Adjuto.