OPEP eleva produção para 27 milhões de barris/dia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 15 de setembro de 2004 as 10:15, por: cdb

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevou nesta quarta-feira sua cota oficial de produção em 1 milhão de barris por dia (bpd), ou 4%, disse um delegado do cartel, em uma tentativa de fazer os preços internacionais do produto caírem abaixo de 40 dólares.

– Eles tinham que parecer responsáveis – disse Gary Ross, presidente da consultoria PIRA Energy em Nova York.

A cota de produção foi aumentada para 27 milhões de barris por dia. A decisão informada pelo delegado ainda precisa ser confirmada oficialmente pelo cartel. O movimento de elevação não deve ter impacto significativo sobre a oferta atual de petróleo, uma vez que a Opep já estava produzindo em cerca de 28 milhões de bpd, acima da cota anterior.

– Falando na prática, a cota já havia sido suspensa, então onde ela se situa não é o importante- afirmou Alirio Parra, ex-presidente da Opep.

Nova Reunião 

Outro delegado do cartel disse pela manhã que os ministros da OPEP estão considerando uma nova reunião em 6 ou 7 de dezembro, no Cairo. Ele acrescentou que a OPEP concordou em apontar o ministro do Petróleo do Kuweit, Ahmad al-Fahd al-Sabah, como novo presidente do cartel, sucedendo o indonésio Purnomo Yusgiantoro.