ONU suspende outras atividades no Afeganistão

Arquivado em:
Publicado Terça, 18 de Novembro de 2003 às 17:37, por: CdB

A insegurança no Afeganistão levou o escritório do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) a fechar mais três escritórios, assim como a suspender o atendimento aos refugiados procedentes do Paquistão.
 
A redução do pessoal humanitário afeta as zonas este e sul do país, e se manterá enquanto durar a situação de insegurança nessas regiões.

- Não vamos arriscar a vida dos trabalhadores tentando desenvolver um trabalho humanitário, quando justamente estas pessoas estão sob ameaça - disse o porta-voz da secretaria geral da ONU, Fred Eckhard. No sábado passado uma trabalhadora da Acnur foi assassinada na cidade de Ghazni, onde foram suspensas as operações do organismo de maneira imediata.

Como medida de precaução, o Acnur fechou três escritórios, situadas em Kandahar, Gardez e Jalalabad, segundo fontes das Nações Unidas. "Tomamos uma decisão dolorosa", disse o chefe da missão no Afeganistão, Filippo Grandi, que disse que a medida será revista dentro de duas semanas.

O Acnur -que conta atualmente com 782 trabalhadores no Afeganistão, 87 deles estrangeiros-, ajudou 2,5 milhões de refugiados e 500 mil deslocados afegãos a voltar a seus lares, segundo fontes da organização.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo