ONU promove congresso em Salvador sobre prevenção criminal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de abril de 2010 as 11:03, por: cdb

A Organização das Nações Unidas (ONU) inicia nesta segunda-feira, em Salvador (BA), o 12º Congresso sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. O objetivo é  definir uma estratégia internacional de segurança pública e de combate ao crime organizado.

Realizado de cinco em cinco anos, o congresso da ONU reunirá autoridades e especialistas do mundo inteiro, durante oito dias, em discussões aprofundadas sobre medidas de prevenção ao crime e aprimoramento dos sistemas de Justiça Penal.

Em entrevista no Centro de Convenções da Bahia, onde o congresso será realizado, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Filho, disse que cada encontro da ONU traça diretrizes a serem seguidas por todos os países nos cinco anos à frente.

– Daqui, talvez, saia um manual sobre como deve agir a Justiça Penal no mundo –, afirmou.

Além da busca do fortalecimento dos sistemas de Justiça Criminal e Penal, Tuma disse que os debates darão enfoque especial às políticas preventivas de combate ao crime, como a atenção à infância e à  juventude, o contrabando de migrantes, tráfico de seres humanos e de drogas. a lavagem de dinheiro e os cybercrimes (crimes praticados pela internet).