ONU pode propôr teto para emissões de CO2 até 2030

Arquivado em:
Publicado Segunda, 30 de Abril de 2007 às 06:14, por: CdB

Uma versão preliminar do texto do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) afirma que as nações podem proteger o clima do planeta se estabilizarem as emissões de gases-estufa até 2030. A versão final da terceira parte do relatório do IPCC, que começa a ser debatida nesta segunda-feira em Bangcoc, na Tailândia, será apresentada na próxima sexta-feira.

Segundo o relatório, os países precisam estabilizar entre 450 e 550 partes por milhão as suas emissões de CO2 - o principal gás que causa o efeito estufa. Uma meta abaixo disto não seria realista, propõe o texto.

Hoje, os níveis de CO2 na atmosfera estão entre 380 e 430 partes por milhão, de acordo com as estimativas, e crescendo a uma taxa de 2 ppm que se acelera ano a ano.

Peso

As conclusões do IPCC serão discutidas pelos líderes mundiais durante o encontro do G8 (o grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) para discutir a mudança climática, em junho.

Os Estados Unidos e a China estão alarmados com a possibilidade de estabelecer um teto para as emissões, o que poderia requerer limitações à atividade industrial desses países.

Os cientistas esperam aprovar um texto-referência para toda a comunidade científica mundial em relação ao tema.

Na primeira parte do relatório, os cientistas atribuíram a mudança climática à ação humana; na segunda, que eles descreveram as conseqüências desta mudança. Nesta terceira, eles farão recomendações.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo