ONU é favorável a um “Mapa da Paz” no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 22 de junho de 2003 as 09:49, por: cdb

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, afirmou em uma entrevista este domingo que a coalizão no Iraque deve elaborar um “Mapa da Paz” que defina o futuro político do país.

– A ONU deve cooperar com as forças da coalizão e os iraquianos para estabelecer um novo governo iraquiano e espero que as forças da coalizão elaborem logo um Mapa da Paz para o Iraque – declarou Annan ao jornal árabe Asharq Al Awsat.

“Mapa da Paz” é o nome dado ao mais recente plano de paz internacional para tentar resolver o conflito israelense-palestinos.

– Utilizo de novo a expressão para tranqüilizar os iraquianos de que vão voltar a governar e controlar seu futuro político e prosperidade econômica e terão um calendário para isso, a fim de que possam acreditar que a ocupação não será permanente, mas uma etapa de transição – disse.

Annan acrescentou que é “difícil” dar uma data para a instauração de um novo governo iraquiano e afirmou que a questão é tema de “reuniões e negociações secretas” entre as diferentes partes no Iraque.