ONU concede ao Irã ajuda de US$ 90 mil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de dezembro de 2003 as 16:49, por: cdb

A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou nesta sexta-feira que concedeu uma ajuda de emergência ao Irã no valor de US$ 90 mil, após um devastador terremoto no qual morreram mais de 5.000 pessoas na cidade de Bam (sudeste).

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse que a organização está tentando também mobilizar a comunidade internacional para que contribua, segundo seu porta-voz, Fred Eckhard.

– O secretário-geral expressou grande pesar ao ser informado dos devastadores prejuízos e danos causados pelo terremoto no sudeste do Irã – afirmou Eckhard em um comunicado.

Ao menos 5.000 pessoas morreram e cerca de 30 mil foram feridas no terremoto, segundo um balanço parcial fornecido pelo governador da Província de Kerman, Mohammad Ali Karimi, citado pela agência de notícias Irna.

Segundo a televisão estatal, foram decretados três dias de luto na Província, onde está situada Bam –cidade de 80 mil habitantes.

O deputado iraniano Hasan Khoshrou disse à agência de notícias Associated Press, após falar com autoridades que estão no local do incidente, que o número de mortos pode chegar a 10 mil.

Os órgãos oficiais e as autoridades intensificaram seus pedidos à população para que doe sangue, alimentos, cobertores e roupas aos afetados.