ONU abrirá no Brasil centro de treinamento anti-Aids

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 2 de setembro de 2004 as 14:48, por: cdb

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai abrir no Brasil seu primeiro centro global de treinamento de profissionais da saúde de nações em desenvolvimento, para que possam adotar o programa brasileiro na prevenção e tratamento da Aids.

– É absolutamente apropriado que o primeiro centro seja estabelecido no Brasil, que demonstrou liderança sem igual e criatividade na resposta à epidemia da Aids – afirmou o diretor-executivo da Unaids, Peter Piot, em um comunicado publicado na site da agência, na quinta-feira.

O Centro Internacional para Cooperação Técnica sobre HIV/Aids faz parte de um acordo trilateral que a Unaids (Programa da ONU para HIV/Aids) propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que envolve a Unaids, o Brasil e países em desenvolvimento onde o governo brasileiro mantém programas de cooperação internacional na área de HIV/Aids.

O projeto para implantar o centro prevê um investimento do Brasil e da Unaids de 1 milhão de dólares nos próximos dois anos. Estão previstos ainda recursos adicionais que deverão ser obtidos com a iniciativa privada e organismos internacionais.