Ônibus movido a biodiesel circula pela primeira vez no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 15 de fevereiro de 2003 as 10:41, por: cdb

Hoje, às 14h, pela primeira vez, um ônibus zero quilômetro modelo urbano cedido pela Volkswagem circulará pela cidade, movido a biodiesel. O veículo partirá da Avenida Atlântica, na altura do posto 6 e percorrerá o Centro da cidade, passando por vários bairros.

Fruto de uma parceria entre o governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Coppe/UFRJ (Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), com apoio do Ministério de Ciência & Tecnologia, o programa visa através do uso do biodiesel gerar benefícios financeiros e ambientais ao país.

O ônibus, que vem diretamente de Resende, terá como passageiros, durante o lançamento, 16 assessores e congressistas da Bancada da Soja dos Estados Unidos e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino.

“O uso de combustíveis fósseis traz efeitos nocivos à natureza, como o efeito estufa. O biodiesel é um combustível revolucionário, que reduz em aproximadamente 90% a emissão desses gases e não emite gás carbônico. Com mais este passo, estamos dando exemplo para o mundo”, disse o secretário.