OMC apóia idéia do Brasil para retomar negociações

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de novembro de 2003 as 18:22, por: cdb

A Organização Mundial de Comércio (OMC) pretende apoiar a proposta do Brasil, que defende a realização, no início de dezembro, de uma rodada de negociações com os países mais influentes do mundo. É mais uma tentativa de liberar as negociações comerciais, travadas a partir do impasse entre os EUA, o Brasil.e demais países em desenvolvimento, desde a reunião de Cancún, em outubro.

Representantes da Organização acreditam que o momento é propício para uma nova tentativa de avançar nas negociações comerciais. Na última quinta-feira terminou a reunião ministerial da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em Miami, onde foi conseguido consenso entre os países para levar adiante as negociações.

A reunião da Alca foi considerada por alguns analistas internacionais um ponto de virada nas discussões comerciais, que poderia até mesmo dar um novo alento às negociações multilaterais após o desastre em Cancún.

Mês passado, após o fracasso da reunião da OMC no México, o Brasil pediu para que fosse realizada uma reunião entre Estados Unidos, União Européia e o GX (grupo de países em desenvolvimento liderado pelo Brasil).