Olmert volta a apontar risco de o Irã produzir armas nucleares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 12 de fevereiro de 2008 as 11:50, por: cdb

Primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert afirmou, nesta terça-feira, ter certeza de que o Irã está envolvido em uma operação secreta para construir armas nucleares.

– Somos do ponto de vista de que os iranianos continuam com seus planos para criar capacidade para armas não-convencionais. Nada do que vimos até agora mudou nossa visão sobre isso. Temos certeza de que os iranianos estão, no momento, trabalhando seriamente em uma arma não-convencional. E metade dessas operações está acontecendo em segredo – disse ele.

Autoridades de Israel haviam dito que Olmert planejava pedir uma maior pressão internacional sobre o Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), onde uma nova resolução contendo sanções está sendo elaborada. Segundo o premiê israelense, todas as opções devem ser consideradas para impedir que o Irã obtenha armas atômicas.

– Nenhuma alternativa deveria ser esquecida – disse ele durante uma entrevista coletiva, em Berlim, ao lado da chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel.

Museu

Olmert chegou a Berlim nesta segunda-feira, para uma visita oficial de dois dias à Alemanha. Seu primeiro compromisso na capital alemã foi uma visita particular ao Museu Judaico de Berlim e sua exposição permanente sobre dois mil anos da história teuto-judaica.

A visita oficial do chefe de governo de Israel à Alemanha começou nesta terça-feira, na visita a Merkel, ao presidente alemão, Horst Köhler, e ao presidente do Bundestag, Norbert Lammert. Esta é a segunda visita de Olmert à Alemanha em 14 meses.