Olívio Dutra quer que inspeção veicular fique com municípios

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 17 de abril de 2003 as 15:58, por: cdb

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, defendeu, na tarde desta quinta-feira, a municipalização da inspeção veicular como forma de preservar a vida e sua qualidade.

Segundo o ministro, com o compromisso, os municípios também irão divulgar melhor o Código Nacional de Trânsito, aplicando a execução daquilo que ele tem de básico para a preservação da vida. Olívio Dutra disse que é preciso humanizar o trânsito nas cidades brasileiras, que mata hoje 80 a 100 pessoas e deixa mais de mil feridos por dia.

Ele discutiu o tema em debate com deputados e representantes de prefeituras gaúchas na Assembléia Legislativo do estado. O presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ailton Brasiliense, que também participou do debate, estima que esteja pronta até julho a resolução que vai legislar o setor.

Segundo Ailton Brasiliense, a política do governo, elaborada por mais de 70 entidades da área, propõe apoiar os estados e municípios no exercício de sua competência; promover a melhoria da qualidade da frota nacional de veículos; e implementar a cultura da manutenção preventiva dos automóveis.