Olímpiadas de 2016 vai melhorar transportes no Rio de Janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 as 09:17, por: cdb

O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, comentou os projetos e perspectivas de melhorias no setor com vistas às Olimpíadas de 2016. 

– Junto com o secretário municipal de Transportes do Rio nós encontramos uma solução que nos parece inteligente, diante das dificuldades orçamentárias. Trata-se de três BRTs (Bus Rapid Travel), um tipo de ‘metrolização’ do serviço de ônibus, que viriam pelo corredor C, pelo T5 e pela Lagoa-Barra – explicou o secretário.

Segundo o secretário, esse sistema modificaria a vida da cidade do Rio de Janeiro e poderia ter toda a tecnologia brasileira, já que a técnica do BRT foi desenvolvida por um brasileiro, o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. 

–  Essa tecnologia foi exportada para o mundo inteiro. Em Bogotá, na Colômbia, é utilizada em um corredor de ônibus de 77 quilômetros, que pode transferir mais de um milhão e duzentos mil passageiros por dia, com cinqüenta mil passageiros por hora, a um R$ 1 o trecho inteiro – explicou o secretário.

Júlio Lopes fez questão de ressaltar também que a solução para o acesso à vila olímpica através dos BRTs será adotada com o uso do etanol ou do biodiesel. 

– O Rio de Janeiro terá corredores limpos, diferenciando a proposta olímpica da cidade. O Comitê Olímpico ficou bastante satisfeito. Nós e a secretaria municipal de Transportes carioca acreditamos bastante nessa solução, já que é inovadora como transporte limpo e seguro com base em BRT – concluiu o secretário.