‘Olimpede’ vai reunir cerca de dois mil atletas na Ilha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 31 de agosto de 2004 as 10:51, por: cdb

A sexta edição da “Olimpede” (Olimpíada da Pessoa Deficiente), de 10 a 12 de setembro, não contará com a participação do atleta olímpico Thiago Pereira. Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, mãe de Thiago, ele estará disputando o troféu “José Finquel”, em Santos. Uma das maiores competições do Sul do Estado, a “Olimpede”, realizada no Complexo Esportivo da Ilha São João, vai reunir atletas de 28 municípios.

A expectativa é de atrair cerca de dois mil atletas portadores de necessidades especiais de 65 entidades, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apadef (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Físicos).

Cabo-de-guerra, queimada, natação, atletismo, vôlei especial, arremesso à cesta, basquete e futsal são as modalidades adaptadas de acordo as necessidades dos atletas. Rose disse que a sexta edição do evento terá um formato maior, já que antes englobava o município e agora passa a ter um formato estadual. “Graças ao Deley (o deputado federal Deley de Oliveira – PV), que conseguiu 80% do custo através do governo federal”, falou.

Segundo Rose, os Jogos Olímpicos de Atenas estimularam o interesse dos jovens da cidade, que estão procurando as inscrições na Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) para a prática esportiva, como natação e vôlei.

– Tenho certeza de que, por estar saindo das Olimpíadas e se aproximando das Paraolimpíadas na Grécia, também em setembro, mais jovens estão ficando estimulados em praticar esporte – disse, acrescentando que as crianças também ficaram mais estimuladas a partir do ingresso do voltarredondense Thiago nas Olimpíadas: “E tenho certeza de que isso vai estimulá-los, pois tivemos a participação de um voltarredondense nas Olimpíadas, e esse fato faz com que eles consigam ver que é possível chegar lá, o que até então era distante”.