Olga é a indicação do Brasil ao Oscar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 21 de setembro de 2004 as 14:31, por: cdb

Olga, do diretor Jayme Monjardim, foi anunciado nesta terça-feira como o longa-metragem nacional que será indicado à Academia de Hollywood para concorrer a uma das cinco vagas que disputarão ao Oscar 2005 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O filme disputou a vaga com Benjamim, de Monique Gardenberg; Cazuza, o Tempo Não Pára, de Sandra Werneck e Walter Carvalho; De Passagem, de Ricardo Elias; Garrincha – Estrela Solitária, de Milton Alencar Jr.; Narradores de Javé, de Eliane Caffé; O Outro Lado da Rua, de Marcos Bernstein; Pelé Eterno, de Anibal Massaini Neto e Redentor, de Cláudio Torres.

A seleção foi feita por uma comissão formada por profissionais da área cinematográfica: Luiz Pompéia Sturm, Carla Camurati, José Geraldo Couto, Luiz Severiano Ribeiro Neto e Paulo Maurício Germany Caldas.

No ano passado, dos nove filmes que se inscreveram, Carandiru, de Hector Babenco, foi o escolhido pela comissão para representar o Brasil. Nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, concorreu o filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, indicado pela própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.