OIM lança campanha de informação sobre migração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 15:02, por: cdb

A OrganizaçãoInternacional para as Migrações (OIM) lançou a campanha denominada “Caminhaseguro: a informação é teu melhor equipamento”, dirigida aos potenciaismigrantes do departamento, segundo o oficial de apoio ao programa Philip Burns.

 

Em um ato protocolarque se efetuou no município de San Pedro Sacatepéquez, Burns disse que acampanha tem como objetivo dar informação aos habitantes das comunidades,especialmente às crianças e jovens sobre os riscos que tem a migração.

 

Além dos perigos deordem natural, como transitar por caminhos desconhecidos, cruzar o deserto,enfrentar o mal tempo e o cansaço existem outros perigos maiores como apresença do crime organizado que rouba, assalta e sequestra; as crianças emulheres são submetidas à exploração laboral, sexual e tráfico de pessoas.

 

A campanhainformativa durará dois meses nos municípios priorizados, Tajumulco, Ixchiguán,Comitancillo, Concepción Tutuapa, também San Miguel Ixtahuacán, Sipacapa, dazona do altiplano e Malacatán e Ayutla, da costa marquense.

Segundo os estudosefetuados pela OIM, se determinou que no departamento o fluxo migratório paraChiapas, México e Estados Unidos é muito grande; para evitar que a populaçãojovem arisque sua segurança e a de sua família, as principais autoridadesdepartamentais se uniram em um esforço binacional, já que também se contará como apoio do Estado de Chiapas.

 

As ações decomunicação e informação que a OIM impulsiona incluirão cartazes, panfletos,mantas e a emissão da rádionovela “Povo de Passo”, entre outras, paravisibilizar os perigos que perseguem os viajantes no trajeto, enfatizou Burns.

A noticia é de Cerigua, por Erasmo González