Oficinas Culturais do OP de Juventude apresentam-se neste domingo (11/12)

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:30, por: cdb

Os alunos das Oficinas Culturais do OP de Juventude apresentam o resultado dos cursos neste domingo (11/12), das 16 às 20 horas, na Praça Nereu Ramos. Os jovens, de 15 a 29 anos, sobem ao palco para as apresentações de dança de salão, hip hop, canto coral, violão e muita música. As oficinas, que receberam o incentivo no valor total de R$ 42 mil, foram aprovadas no Orçamento Participativo de Juventude de 2010 e promovidas pela Fundação Cultural de Joinville e a Coordenação Municipal de Juventude.

As oficinas, realizadas no segundo semestre de 2011, proporcionaram o acesso à cultura e arte a mais de 200 jovens dos bairros Nova Brasília, Vila Nova, Floresta, Petrópolis, Parque Joinville, Aventureiro, Paranaguamirim, Fátima, Iririú, Comasa e Distrito de Pirabeiraba. As modalidades e locais de realização das oficinas foram escolhidas por delegados do Orçamento Participativo da Juventude.

“A realização destas oficinas, pautadas pelos jovens, demonstra nossa preocupação com a juventude e com a participação popular. Todas as atividades foram acompanhadas e realizadas por técnicos, mas a escolha do que fazer foram dos participantes. Para nós, é muito positivo, representa o início de várias ações e programas nesse sentido, de constante diálogo”, conta Juliana Alcântara, coordenadora Municipal de Juventude.

As atividades culturais, realizadas com 12 turmas inscritas, contemplaram um centro de reabilitação para jovens dependentes químicos, que durante seu tratamento tiveram aulas de violão, canto e desenvolvimento de repertório. “É importante que as ações culturais visibilizem a juventude e sejam instrumentos de experimentação do jovem, livrando-os do envolvimento com o tráfico, com o crime e aproximando esse jovem da cidadania. Mas hoje, pensamos também na juventude que faz o caminho reverso, de recuperação e ressocialização”, pondera Juliana.

As seis oficinas culturais foram planejadas para a formação nas áreas solicitadas no OP da Juventude. “Por determinação do prefeito Carlito Merss foram estabelecidos mecanismos para que a população possa participar do planejamento da cidade. Os conselhos, fóruns e o Orçamento Participativo foram criados com esse intuito. A comunidade jovem solicitou que fossem realizadas as oficinas culturais, e a Fundação Cultural atendeu a solicitação. Os resultados dos cursos poderão ser conferidos na apresentação”, comenta Lausivan Corrêa, gerente de Difusão Cultural da FCJ.

Além da formação de novos profissionais da área de cultura, os cursos têm o intuito de difundir a cultura e as artes entre a comunidade, resultando numa nova formação de público. “O estímulo que as oficinas oferecem aos seus participantes no final do curso é a difusão da produção artística, a busca pelo profissionalismo e a conquista de novos públicos”, destaca o gerente.

As apresentações dos resultados das Oficinas Culturais da OP da Juventude são abertas à comunidade. Em casa de chuva, o evento será transferido para outra data.

Serviço

O quê: Apresentação dos resultados das Oficinas Culturais da OP da Juventude
Quando: domingo (11/12), das 16 às 20 horas
Onde: Praça Nereu Ramos – Centro
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2190 na FCJ

Fundação Cultural de Joinville
Setor de Comunicação e Marketing
(47) 3433.2190 | (47) 8413.9262