Ofensiva terrestre pode estar próxima

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de março de 2003 as 09:40, por: cdb

A invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos está progredindo mais rapidamente do que o esperado, disse neste domingo um general da Força Aérea norte-americana. Enquanto isso, novas explosões eram ouvidas por testemunhas em Bagdá.

“Está indo mais rápido do que eu esperava”, disse o major-general Daniel Leaf em uma entrevista coletiva em Kuwait. “Estamos fazendo progressos rapidamente, muito rapidamente”.

Por volta das 14h50 (horário local), pelo menos cinco novas explosões foram ouvidas por testemunhas nos arredores de Bagdá. Cerca de meia hora antes, as sirenes de alerta de ataque aéreo foram ouvidas na capital iraquiana, de acordo com testemunhas.

A capital iraquiana está sendo alvo de ataques aéreos pelas forças britânicas e norte-americanas desde a última quinta-feira (20), e algumas explosões atingiram a cidade antes do amanhecer neste domingo, incluindo uma no centro da cidade.

Por terra

A batalha por terra para capturar Bagdá deve começar até a próxima terça-feira sem planos de que as tropas de coalizão vão ficar retidas em Basra, a segunda maior cidade do Iraque, disse uma fonte da britânica de defesa neste domingo.

“Nós estamos falando de segunda-feira à noite, terça-feira para a ofensiva por terra em Bagdá”, disse a fonte para Reuters, que não quis se identificar.

“O importante não é tomar Basra, mas sim seguir e chegar ao norte. Não vamos combater no centro de Basra.”