Oclae: estudantes da América Latina realizam congresso em agosto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 18 de junho de 2011 as 07:10, por: cdb

O 16º Congresso Latinoamericano e Caribenho de Estudantes (Clae) acontecerá na cidade de Montevidéu, no Uruguai, durante os dias 10 a 15 de agosto. O fórum é um importante espaço de discussão para definir os rumos da educação no continente, e reunirá professores, autoridades, ministros, reitores de universidades, lideranças dos movimentos sociais e estudantes de diversos países da América Latina e do Caribe.
Durante o congresso, questões como a regulamentação do ensino privado, o fortalecimento da educação pública e a mobilidade acadêmica serão temas fortemente discutidos. Além disso, o evento reunirá as comemorações dos 45 anos da Organização Continental Latinoamericana e Caribenha de Estudantes (Oclae), dia 11 de agosto, e uma homenagem a Mario Benedetti, importante escritor uruguaio falecido em 2009.

A Oclae tem sua história marcada pela luta por democracia, em defesa da soberania das nações, contra o imperialismo, pela integração solidária do continente latinoamericano e por uma educação pública gratuita e de qualidade. “Estaremos no congresso representando os estudantes brasileiros. É fundamental que todos levem suas reivindicações para seu DCE, Centro Acadêmico, DA, grupo de pesquisa ou mesmo de sua sala de aula”, disse o diretor de Relações Internacionais da UNE e Secretário Executivo da Oclae, Mateus Fiorentini.

Atualmente, a Oclae reúne mais de 30 federações de estudantes de 23 países do continente, tem assento no conselho consultivo da ONU, participa do Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior da América Latina e Caribe (Iesalc) e compõe a comissão de segmento da rede de enlaces da Unesco. Em 2009, desempenhou papel de destaque na Conferencia Mundial de Educação, que aconteceu em Paris, na França.

A Oclae foi fundada em 1966, depois do 5º Congresso Latinoamericano e Caribenho de Estudantes, como uma resposta dos estudantes à intervenção norte-americana na educação dos países do continente. Nesse período, no Brasil, estabeleceu o MEC-Usaid com os Estados Unidos, acordo que promoveu uma reforma no ensino público do país.

Serviço

16º Congresso Latinoamericano e Caribenho de Estudantes
Local: Montevidéu (Uruguai)
Data: 10 a 15 de agosto de 2011

Fonte: Estudantenet