Obra preparatória à Copa 2014 qualifica transporte coletivo

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Publicado Segunda, 12 de Março de 2012 às 06:02, por: CdB

12/03/2012 11:48:27

A avenida Protásio Alves já está em obras para receber o novo modelo rápido de transporte coletivo que a prefeitura começa a implantar em Porto Alegre. Na manhã desta segunda-feira, 12, o prefeito José Fortunati esteve no canteiro instalado no corredor de ônibus para assinar a ordem de início da primeira etapa do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que também será instalado nas avenidas Bento Gonçalves e João Pessoa.

O novo corredor de ônibus faz parte da reformulação do sistema de transporte coletivo da Capital e integra o legado para a infraestrutura oportunizado pela preparação à Copa de 2014. O projeto tem o objetivo de aumentar a eficiência, o conforto e a qualidade do serviço prestado. O modelo prevê veículos modernos de grande capacidade e baixas emissões, estações fechadas e climatizadas e passagem pré-paga.

Para o prefeito, o início da obra é a materialização do trabalho empenhado para conquistar a Copa para Porto Alegre e a oportunidade de fazer obras que modernizarão a cidade. “A Copa já está acontecendo em Porto Alegre, com projetos como o BRT, que será uma transformação no transporte coletivo, com mais qualidade, segurança e agilidade na prestação desse serviço aos usuários”, afirmou Fortunati.

A implantação do sistema BRT começa em Porto Alegre por três corredores em áreas de intensa circulação de linhas ônibus – avenidas Protásio Alves, Bento Gonçalves e João Pessoa. Conforme o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, o projeto completo da Protásio Alves inclui 7 km de corredor em pavimento de placa de concreto, adaptação das estações ao padrão BRT e implantação do Terminal Manoel Elias. O investimento total na avenida será de R$ 55,8 milhões, com financiamento de R$ 53 milhões por meio da Caixa Federal e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município.

Nome personalizado – Fortunati informou que a prefeitura irá estudar um nome personalizado para o novo sistema. “Democraticamente vamos coletar sugestões de nomes, que depois passarão por votação popular. A idéia é que os usuários apropriem-se do projeto que é destinado a melhorar a rotina de quem usa o transporte coletivo na cidade”, disse o prefeito.

A obra que começa agora na Protásio Alves compreende trecho entre as ruas Saturnino de Brito e Sarmento Leite, que terá a superfície de asfalto substituída por concreto, conforme prevê o funcionamento do sistema BRT. A primeira etapa será executada ao longo de 6.850 metros da via, em duas faixas de 3,5 de metros de largura do corredor de ônibus. A obra inclui fresagem, terraplenagem, sub-base de brita, sub-base de concreto, placas de concreto de cimento, meios fios de concreto e sinalização viária.

O investimento nesta etapa será de R$ 15,2 milhões. O serviço será executado pelo consórcio vencedor da licitação, formado pelas empresas Sultepa e Conpasul, com a supervição da Secretaria de Obras e Viação (Smov). O prazo de execução é de 18 meses, com conclusão prevista para agosto de 2013. A equipe da EPTC atua no local da obra com sinalização e orientação dos pedestres e motoristas.
SISTEMA BRT
O transporte por BRT reúne conceitos ambientalmente sustentáveis e condições de segurança e comodidade para o deslocamento dos passageiros.
 
O modelo prevê veículos modernos de grande capacidade e baixas emissões, estações fechadas e seguras, passagem pré-paga, informação aos usuários e controle de tráfego em tempo real, sinal de trânsito prioritário nos cruzamentos, corredores exclusivos para ônibus, acessibilidade e passagem única e livre transferência de passageiros entre linhas de ônibus.
 
O projeto de Porto Alegre prevê utilização de ônibus de piso baixo, o que possibilita maior racionalidade e economia de escala na implementação. O sistema construtivo será constituído por módulos de 12 e 7 metros de comprimento, em aço e vidro, pré-fabricados, acopláveis, resultando em duas tipologias de estação.
 
As estações projetadas contemplam os princípios de sustentabilidade, utilizando sistema de ar condicionado com ventilação natural e forçada. Estes mecanismos serão alterados conforme as condições climáticas, umidade e temperatura do ar, controlados por um sistema automatizado. A energia será gerada por painéis fotovoltaicos que compõe a cobertura das estações. Os vidros serão do tipo laminado temperado com película de proteção térmica e proteção contra raios ultra violeta.

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