Obama vence as prévias em três Estados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 10 de fevereiro de 2008 as 09:56, por: cdb

O pré-candidato democrata Barack Obama venceu em mais três Estados norte-americanos na batalha para ser o candidato de seu partido à Casa Branca. O senador por Illinois ficou na frente de Hillary Clinton em Louisiana, Nebraska e Washington e também venceu o caucus das Ilhas Virgens. Obama e Clinton travam uma disputada acirrada nas prévias que antecedem a convenção do Partido Democrata, em agosto.

Segundo o correspondente da BBC em Washington James Coomarasamy, as vitórias obtidas neste sábado por Barack Obama não são decisivas, mas podem dar um novo ‘empurrão’ ao candidato.

Em um discurso aos democratas no Estado de Virginia, Obama disse que o resultado o ajudará na próxima disputa, na terla-feira, em Virginia.

— Os eleitores da costa oeste à costa do golfo, do coração dos Estados Unidos, levantaram e disseram ‘sim, nós podemos’…nós vencemos no norte, no sul, nós vencemos no meio —, afirmou.

Para os republicanos, Mike Huckabee venceu o favorito John McCain em Kansas e Louisiana. McCain venceu em Washington.

Segundo Coomarasamy, a vitória de Huckabee nesses dois Estados mostra que existe uma ala conservadora do Partido Republicano que não simpatiza com McCain e que o pré-candidato tem o pela frente otrabalho de unir o partido.

Huckabee e o terceiro colocado Ron Paul têm sofrido pressão para deixar a campanha em nome da unidade do partido, mas Huckabee disse não ter nenhuma intenção de desistir.

— Estou desistindo? Vamos deixar isso claro agora. Não, eu não estou —, afirmou.