Obama vai retirar 33 mil militares do Afeganistão até 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de junho de 2011 as 19:53, por: cdb

Obama vai retirar 33 mil militares do Afeganistão até 2012Legenda:Militares norte-americanos patrulham o vilarejo de Chariagen, no distrito de Panjwai, na província de Kandahar, sul do Afeganistão, na quarta-feira. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que irá retirar do Afeganistão 10 mil militares norte-americanos até o fim do ano e um total de 33 mil até meados de 2012. (reuters_tickers)

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na quarta-feira que irá retirar do Afeganistão 10 mil militares norte-americanos até o fim do ano e um total de 33 mil até meados de 2012.

No discurso em rede nacional no qual destacou uma mudança na política dos EUA após uma década de guerra, Obama disse que, após a redução inicial, mais tropas serão retiradas do país asiático em um ritmo constante, na medida em que os afegãos assumem sua própria segurança até 2014.

“Estados Unidos, é hora de focar a construção da nação aqui em casa”, afirmou.

Obama disse que os EUA estão prontos para retirar suas tropas, já que a Al Qaeda está sob a maior pressão já vista desde os atentados de 11 de setembro de 2001, ataques que motivaram a guerra.

Ele afirmou que os EUA irão se unir a iniciativas de reconciliação do povo afegão, incluindo o Taliban, considerando que o governo do Afeganistão e as forças de segurança estão fortalecidos.

“Isso é o começo, mas não o fim, de nossos esforços para encerrar essa guerra”, disse Obama, acrescentando que enormes desafios permanecem naquele país.

(Reportagem de Laura MacInnis e Steve Holland)

Reuters