Obama abre vantagem de dez vitórias sobre Hillary

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 as 09:46, por: cdb

O candidato democrata Barack Obama conquistou mais dois Estados na terça-feira e abre uma vantagem de dez vitórias consecutivas nas primárias sobre sua concorrente Hillary Clinton. Obama venceu o cáucus do Havaí, onde conquistou 76% dos votos e também no Estado do Wisconsin, onde teve a preferência de 58% dos votos, inclusive conquistando votos de mulheres brancas e operários, eleitorado normalmente fiel a outra pré-dandidata do partido.

 

– Sou muito grato por mais esse importante resultado, que indica que estamos no caminho certo. Seguimos juntos para a vitória – disse o Obama.

 

O pré-candidato republicano John McCain venceu o rival Mike Huckabee em Wisconsin, fortalecendo sua liderança com quatro vezes mais delegados do que Huckabee.

 

Segundo analistas, as próximas primárias, em Ohio e Texas, em março, serão cruciais para a conquista de credibilidade de Obama e Hillary Clinton e para a definição do quadro futuro. Barack Obama já se encontra em Houston, no Texas, onde realizou um discurso pela última vitória, dando início às campanhas no Estado.

 

– A mudança que buscamos ainda está a meses e milhas de distância e precisamos de todo o Texas para nos ajudar a chegar lá, discursou Obama.

 

Falando em um comício em Youngstown, Ohio, Hillary Clinton falou sobre a campanha para as primárias:

 

– Trata-se de escolher um presidente que se baseia não apenas em palavras, mas também em trabalho – trabalho duro para levar os Estados Unidos de volta ao trabalho.

 

McCain, candidato republicano e senador pelo Estado do Arizona, também dedicou parte de seu discurso de vitória para atacar Obama, afirmando que os americanos não serão enganados por um chamado eloqüente por mudança, porém vazio.