OAB deve processar senadora por prisão de advogado de Zequinha Barbosa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de novembro de 2003 as 18:40, por: cdb

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil vai processar criminalmente a senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) por abuso de autoridade.

No dia 22 de outubro, durante audiência na CPI Mista da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a senadora deu voz de prisão ao advogado Abadio Marques de Rezende, que foi retirado à força por seguranças e conduzido à Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, acusado de desobediência e desacato.

O advogado, que será homenageado em um ato de desagravo no Conselho Federal da OAB, acompanhava o atleta Zequinha Barbosa na audiência da CPI e havia pedido uma questão de ordem, negada pela senadora.

Segundo entendimento da OAB, a atitude de Patrícia Saboya, além de autoritária, revela ignorância sobre o papel do advogado, amparado pela Constituição Federal, de profissional essencial à administração da Justiça.

O Conselho Federal designou como relator do caso o advogado Esdras Dantas de Souza, que deve encaminhar o processo ao Supremo Tribunal Federal ainda nesta terça.