O sonho acabou

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de maio de 2003 as 15:21, por: cdb

Acabou o sonho neoliberal e social-democrata de privatizar bancos estaduais. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), foi astuto e rápido no gatilho: nomeou para presidente do Besc o presidente do PT catarinense, Eurides Mescolotto, que foi casado com a atual senadora do PT, Ideli Salvati. A segunda mulher do petista Mescolotto, Eliane Luiza Schmidt, não ficou na chuva: ganhou a Superintendência do INSS em Santa Catarina.

De lance em lance, o Partido dos Trabalhadores sobe as escadas do poder. No Espírito Santo, o Banestes foi entregue ao competente João Felício Scárdua, que foi presidente da FAE, da Ceme e da Conab, no plano federal, e foi até secretário de Saúde no Espírito Santo.

CAIXA-PRETA
Na Caixa Econômica Federal, em Brasília, o principal babado gira em torno da renovação do milionário contrato da Gthec. Ninguém quer falar do assunto.

NO MURO
O PSDB do Rio continua dividido para as eleições municipais de 2004. Uma corrente, dos deputados Ronaldo Cezar Coelho (federal) e Luiz Paulo Correa (estadual), defende aliança com Cesar Maia (PFL). Outra, é pela candidatura própria, tendo como pré-candidatos a deputada federal Denise Frossard, os estaduais Otávio Leite e Luiz Paulo, e o ex-senador Arthur da Távola.

FAVAS CONTADAS
O Planalto garante já ter 320 votos na Câmara dos Deputados para aprovar as reformas tributária e previdenciária. Precisa, no mínimo, de 308.

CHOVEU NO…
Na falta do que fazer, 16 vereadores assinaram projeto de resolução dispondo que o vereador é considerado presente à sessão se registrar a senha no painel eletrônico ou, se este estiver em pane, assinar o livro de presença e participar das votações.

CONDOR
A Mesa da Câmara recebeu ontem o relatório final da Comissão Externa destinada a esclarecer as razões da morte do ex-presidente João Goulart, em 1976. De acordo com o presidente da comissão, Reginaldo Germano (PFL-BA), todos os indícios levam a crer que a morte de Jango foi obra da Operação Condor – ação idealizada na década de 70 com o objetivo de eliminar líderes políticos da América do Sul.

NEW LOOK
David Beckham, que marcou a brilhante carreira no futebol com excêntricos penteados, desembarcou, ontem, em Johanesburgo, para jogar amanhã pela seleção inglesa contra a da África do Sul, com novo visual: tranças rastafari. O jornal sul-africano The Star dedicou toda a primeira página ao novo look do bonitão.

PÃO E CIRCO
O diretor esportivo do Bayern de Munique, Uli Hoennes, pediu que o Estado dê subvenções aos clubes com problemas para garantir ao povo “o pão e o circo”. Em entrevista à revista Super Illiu, lembrou que os preços das entradas de teatro são subvencionados e que, por conseguinte, também deveriam ser os dos estádios, já que “o futebol é o teatro do homem da rua”.

PIZZA
Sem dar detalhes, a Sotheby’s anunciou, ontem, que bateu o martelo, de forma amigável, no processo contra o cantor americano Michael Jackson. Segundo a casa de leilões, o popstar teria arrematado, ano passado, dois quadros por US$ 1,4 milhão, mas acabou desistindo da compra e do pagamento.

Inconfidências

>> Por iniciativa do vereador Edson Santos (PT), será realizado dia 27, das 12 às 14 horas, no Largo do Machado, plebiscito para saber se o povo aprova ou não o gasto de US$ 300 milhões com o Museu Guggenheim.

>> Ronaldo foi o grande vencedor, em Monte Carlo, do Prêmio Laureus, tido como o Oscar do esporte, ao ser agraciado em duas categorias, uma individual, como melhor reaparição de 2002, e outra coletiva: a seleção brasileira foi escolhida a melhor equipe.

>> A chilena ex-Miss Universo Cecilia Bolocco, esposa do ex-presidente argentino Carlos Menem, 77 anos, celebrou na intimidade o 38º aniversário em Santiago, acompanhada somente do marido, familiares e poucos amigos.

>> Quem acaba de comemorar 85 anos é o jornalista Augusto Falcão Rodrigues, ex-diretor da Manchete Esportiva e irmão de Nelson Rodrigues. Também festejou na intimidade.

>> A Dra. Beayt