O show da fome

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de fevereiro de 2003 as 19:11, por: cdb

Uma semana depois de o presidente Lula anunciar o Fome Zero, em Davos, na Suíça, propondo que a ONU crie um organismo para administrar o programa, alguém esperou Sua Excelência descer do palanque para lembrá-lo do seguinte: a FAO – sigla da Food and Agriculture Organization (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) -. com sede em Roma, Itália, existe há 50 anos exatamente para isso.

A FAO não combate a fome por três motivos públicos e notórios: 1. não tem dinheiro; 2. os Estados Unidos e os países ricos não vão dar dinheiro, porque sabem que será desviado pelos ralos e propinodutos; 3. os países famintos não têm dinheiro e são governados, com honrosas exceções, por políticos invariavelmente tachados de corruptos, tribais e outros bichos.

O Fome Zero valeu pelo sucesso que o presidente brasileiro fez em Davos e no Rio Grande do Sul. Pena que, nos Estados Unidos, seu show não tenha tido a repercussão desejada.

POINT
Todos os ministros querem agora visitar a UNE. O da Educação, Cristovam Buarque, já foi. O da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, está querendo ir. Depois vão Tarso Genro, Ciro Gomes, Olivio Dutra, Benedita da Silva e, last but not least, José Genoíno.

CIUMADA
O presidente da CPI da Corrupção na Assembléia, deputado Paulo Melo (PMDB), anda ressabiado com o colega Carlos Minc. Não apenas porque o petista recebeu doação de R$ 30 mil da Cola-Cola para a campanha, mas por se estar valendo de informações privilegiadas para aparecer na mídia.

À LUZ
A modelo australiana Elle Macpherson, 38 anos, deu à luz, ontem, a Aurelius. O bebê, com 3,489 quilos, nasceu de parto normal em um famoso hospital londrino. Este é o segundo filho da modelo – que já foi conhecida como “the body” (o corpo) no mundo da moda por suas medidas perfeitas – com o banqueiro francês Arpad Busson.

A PROPÓSITO
De Hebe Camargo, 73 anos, apresentadora de TV:

– Botei na minha cabeça que vou ter um filho.

Em tempo: quando Hebe bota uma coisa na cabeça, ninguém tira.

HAJA IPTU!
O caminhão nO 362, da Cet-Rio-CTC, fazia domingo, entre 15h e 15h45min, uma mudança no condomínio Tijolinho, na Av. Nossa Senhora de Lourdes, no Grajaú. Utilizava quatro homens (um uniformizado) para descarregar geladeira, fogão e outras utilidades domésticas.

PÁ DE CAL
O documentário, no qual Michael Jackson reconhece que dorme acompanhado de crianças, ameaça afundar ainda mais a carreira do polêmico cantor nos Estados Unidos, onde seus discos já não vendem como antes e suas dívidas se acumulam. A rede americana ABC pagou mais de US$ 4 milhões pelos direitos de transmissão e vai exibi-lo hoje, coast-to-coast.

À POPEYE
A atriz canadense Pamela Anderson aceitou o convite do empresário austríaco do setor da construção Richard Lugner para o Baile da Ópera de Viena, dia 27. Mas impôs uma condição: que fosse servido um menu de espinafre, pois não tolera o consumo de carne em sua presença. Foi atendida.

Jornal SECOLO XIX
Um jovem padre africano escandalizou os habitantes da província italiana da Spezia ao pedir às paroquianas, durante a homilia da missa dominical, que não tenham relações sexuais com os seguidores de Maomé.

– Mulheres, não durmam com os muçulmanos! Mediante o sexo, no qual são mestres, eles as conquistarão com o único objetivo de penetrar na Itália e difundir aqui sua religião, em detrimento da católica – afirmou o padre nigeriano dom Agostino, segundo o jornal regional Secolo XIX.

Inconfidências

>> Um título da Embrater aparece apontado no 1O Ofício de Protesto.

>> No 4O Ofício de Protesto de Títulos, está apontado um do ABC Supermercados.

>> A Amil acaba de inaugurar, em instalações modernas e pessoal qualificado, o Centro Médico de Itaipu. Atende os associados da região oceânica de Niterói.

>> A presidenta do Comitê Olímpico dos EUA, Marty Mankamyer, não resistiu à pressão. No cargo sem receber qualquer tipo de salário,